Curso de História da Igreja:

4 Concílios Ecumênicos da Antiguidade.

Concílio de Niceia - 325 / Concílio de Constantinopla - 381 / Concílio de Éfeso - 431 / Concílio de Calcedônia - 451​

Qual o conteúdo do curso?

Os 4 Concílios Ecumênicos da Antiguidade é um curso feito para que você conheça o que foram os primeiros concílios imperiais da História do Cristianismo, o que eles debateram, qual seu conteúdo teológico e político (antes, durante e depois de cada um) e quais seus impactos para o futuro do Cristianismo em todo o mundo. Falaremos sobre a importância dos concílios para a História da Igreja, da Teologia, da Eclesiologia e Disciplina Eclesiástica bem como seu legado, seja unindo e conformando uma boa parte das igrejas cristãs antigas, assim como separando outra parte considerável dessas igrejas.

Para quem é o curso?

Todo pesquisador da História da Igreja, assim como teólogos, cientistas da religião, sociólogos, antropólogos etc., devem entender o que foram esses concílios de maneira aprofundada, pois cunharam todo o futuro do cristianismo mundial, a partir do século IV. Se você está iniciando seus estudos, esse curso também é para você, pois vamos do básico ao avançado.

O que foram os 4 Concílios Ecumênicos?

Os Concílios foram assembleias de bispos oriundos de diversas partes do mundo, convocados por um imperador romano, com o objetivo de estabelecer leis e uniformidade eclesiástica para todas as igrejas do Império. Eles iniciaram um novo momento na história do movimento cristão mundial, no qual a doutrina cristã e a organização das igrejas eram debatidas em ambiente político romano, cujas resoluções também tinham caráter de Lei. Os Concílios estão no senso comum Já se perguntou se a doutrina da Trindade começou no Concílio de Niceia mesmo? Ou se o cânon da Bíblia foi escolhido lá? Já se perguntou o motivo do credo calcedoniano não ser aceito por boa parte dos cristãos orientais? Responderemos essas e outras questões que geralmente são faladas pelo senso comum.

Os Concílios estão no senso comum.

Já se perguntou se a doutrina da Trindade começou no Concílio de Niceia mesmo? Ou se o cânon da Bíblia foi escolhido lá? Já se perguntou o motivo do credo calcedoniano não ser aceito por boa parte dos cristãos orientais? Responderemos essas e outras questões que geralmente são faladas pelo senso comum.

Qual metodologia será utilizada?

Através das aulas gravadas e das apostilas, cada módulo do curso apresentará o contexto prévio, o desenvolvimento e o legado de cada Concílio. Serão analisadas as fontes documentais, a bibliografia e a maneira de interpretar corretamente fatos e documentações.

Depoimentos

Adquira agora o Curso OS 4 Concílios Ecumênicos da Antiguidade.

Sobre o professor Lucas Gesta

Sou um jovem historiador, licenciado em História (CESVA-FAA), pós-graduado em História da Igreja (FAECAD), pós-graduado em Teologia Bíblica e Ministerial (STBSB), Paleógrafo (IHGB), Mestre em História Social (UNIRIO) e Doutorando em História Política (UERJ). Atualmente pesquiso a História da Igreja, com ênfase nos Cristianismos Orientais, sobretudo as tradições siríacas, sua importância para o Cristianismo e seu contato com a tradição protestante. Palestro em diversas áreas como História da Igreja, História do Pensamento Cristão e Teologia. Minhas pesquisas englobam o campo da História, Teologia e das Ciências da Religião, nos aspectos relacionados ao Cristianismo, sua cultura e relação com o sagrado.