Início Devocionais Dieta de Worms

Dieta de Worms

580
0
COMPARTILHAR

Em 1521, Lutero foi chamado a responder oficialmente pelos seus escritos, diante do Imperador Carlos V e os oficiais papais, durante a Dieta de Worms.

Colocaram uma pilha de livros de sua autoria diante dele, e perguntaram se foi ele quem escreveu. Lutero respondeu que sim, ao passo que fizeram a segunda pergunta: você nega esses escritos?

Ali havia uma centena de ideias diferentes, tanto de Teologia, quanto Direito e Eclesiologia. Muitas confirmavam a doutrina tradicional dos Concílios Ecumênicos; outras tratavam de assuntos que iam diretamente contra a doutrina católica medieval e o poder papal, e outras sequer tratavam de controvérsias religiosas.

Mas pelo fato de terem sido escritas por Lutero, elas automaticamente foram estigmatizadas como “luteranas” e isto bastava para serem combatidas e descartadas.

Lutero se dispôs a debater uma por uma, caso encontrassem erro. Mas os legados papais apenas queriam que ele negasse; sem debate, sem análise, sem ponderação. Havia apenas uma grande estigmatização movida pelo preconceito, desconhecimento e a sede por manter poderes políticos e econômicos numa das eras mais negras da ICAR e do papado.

A resposta de Lutero foi a seguinte: “A não ser que eu seja convencido do meu erro pelo testemunho das Escrituras ou pela razão simples, não posso e não quero retratar-me de qualquer coisa, pois agir contra a própria consciência não é são e nem seguro. É esta a minha posição. Não posso agir diversamente. Deus me ajude. Amém.”

Neste exato tempo em que vivemos, algumas igrejas evangélicas estão levantando suas “dietas de Worms”, contra nossos contemporâneos Luteros. Elas contratam seus “representantes doutrinários” que baseados em preconceitos, falsos julgamentos, ideias mentirosas e estigmatizações, querem apenas que neguemos. Mas neguemos o que? Rótulos? Ideias que não existem? Fantasmas teológicos?

A ICAR expulsou Lutero e teve que pagar as consequências até hoje. Os “doutrinadores” inquisidores dos nossos dias também pagarão pelo preço da sua maldade, falta de amor, desconhecimento de quem é Jesus e ignorância teológica.

“Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.” Atos 28:28.

Prof. Lucas Gesta – Filigranas de Historia da Igreja

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here