Início Devocionais Não copie o modelo dos outros

Não copie o modelo dos outros

467
0
COMPARTILHAR

O rei Acaz foi um rei covarde que, para se livrar de um grande inimigo, o rei da Síria, se vendeu a outro rei, Teglat-Falasar, rei da Assíria (II Reis 16). Quando Acaz se pôs a suplicar ajuda ao rei da Assíria, mostrou sua submissão também no campo religioso: copiou o modelo do altar pagão do rei assírio e o inseriu dentro do Templo do Senhor em Jerusalém; e para isso, arrancou o altar do Senhor, e colocou um novo altar no templo, segundo o modelo dos ídolos assírios (II Reis 16:7-16). Essa atitude representava submissão de Acaz ao rei da Assíria.

No entanto, além disso, essa atitude demonstrou que Acaz tinha muito mais confiança no rei de outra nação do que no próprio Deus, o Senhor de Israel. Por isso, Acaz foi tão repreendido por Isaías, assim como entrou na história de Judá como rei ímpio (Isaías 7).

Isso me lembra a atitude de muitas igrejas e pastores que, quando passam dificuldade em suas congregações, sejam elas financeiras ou espirituais, passam a copiar o modelo de outras “nações” para inserirem em seus cultos. Copiam outras igrejas, ministérios e até modelos empresariais. Pensam que por seguirem modelos de “sucesso”, reproduzirão o mesmo sucesso em suas igrejas. Isto apenas mostra falta de fé, fraqueza e que não crêem no poder do Espírito do Senhor seu Deus para dar livramento e cura.

Não copie outros modelos. Permaneça debaixo da Palavra, da ordem, da instituição e do modelo que Deus estabeleceu para a sua própria congregação. A graça de Deus é multiforme e o Espírito de Deus age de forma diferente em cada lugar. Ele não deseja homogeneização, mas sim exige total confiança n’Ele para executar Sua obra da forma que Ele quer.

Creiamos mais e sejamos mais fieis ao nosso Deus, que pode muito mais que modelos humanos.

Prof. Lucas Gesta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here