Início História da Igreja Origem do nome JAH

Origem do nome JAH

1909
0
COMPARTILHAR

Salmo 68.4: Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Jah; e exultai diante dele.

Essa é a origem do nome JAH, ao qual encontramos na liturgia rastafari. Na verdade, se trata da contração do nome JEOVAH, presente nas bíblias de versão King James que circulavam na Jamaica, local de onde surgiu este movimento.

Os rastas criam ser os descendentes reais dos hebreus, de linhagem salomônica, a partir do filho de Salomão com a rainha etíope de Sabá, chamado de Menelik. Eles criam ser o povo eleito que em breve seria resgatado da escravidão (escravidão real infligida pelo povo branco) e seriam levados para a Terra Prometida.

A Etiópia era vista como essa terra sagrada, pois lá o povo negro nunca foi escravizado, sempre foi vitorioso nas guerras (chegaram a vencer a Itália fascista durante a 2°G.M.) sempre seguiu o livro sagrado (a Bíblia) e tinha um monarca servo de JAH, visto como rei dos reis, governando sob um reino inabalável. Na verdade, o rei da Etiópia era cristão ortodoxo etíope, e esta era a religião oficial do país, um tipo de cristianismo com cerca de 1700 anos de idade.

As fotos que podemos ver nos shows dos rastas é a do rei Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, o qual muitos criam ser a reencarnação de Jesus Cristo. Outros o viam como o libertador, o Davi ou Moisés que livraria o povo negro de todo mundo da injustiça, da exploração e do racismo.

Porém, após o falecimento do imperador, o movimento rasta se dividiu. Alguns se converteram ao cristianismo ortodoxo etíope (como Bob Marley), outros ao cristianismo protestante e outros ao judaísmo. Porém, uma parcela continuou firme na crença de Selassiê como Messias, dizendo que o mesmo não morreu, mas estava escondido em algum mosteiro subterrâneo na Etiópia, esperando o momento certo para ser revelado.

Prof. Lucas Gesta – Filigranas de História da Igreja

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here