Início Cristianismos Orientais A representação “Jesus, o bom pastor” é um dos mais antigos modelos...

A representação “Jesus, o bom pastor” é um dos mais antigos modelos de arte cristã

982
0
COMPARTILHAR

Encontramos representações desse estilo do Ocidente ao Oriente, em catacumbas, templos, casas, quadros etc.

Ele representa um Jesus humano e misericordioso, sempre pronto a buscar mais uma alma perdida. Baseia-se na seguinte passagem, por exemplo:

Lucas: 15. 3. Então ele lhes propôs esta parábola: 4. Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? 5. E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; 6. e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. 7. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. – Bíblia JFA Offline

Por ela compreendemos que os cristãos, até o século III, tinham uma visão mais humanizada do Cristo, próxima deles, além de uma liturgia voltada para o evangelismo e o cuidado com as pessoas.

Obs.: Na imagem vemos o ícone “O bom pastor” encontrada nas Catacumbas de Calisto, em Roma, datando do século III.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here