Início Vida Acadêmica Truques da Escrita – Breve Resenha

Truques da Escrita – Breve Resenha

697
0
COMPARTILHAR
BECKER, H. S. Truques da Escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro, Zahar, 2015.
 
Truques da Escrita é um livro que chegou no mercado em hora oportuna. Nunca tivemos tantos casos relatados de depressão entre acadêmicos. Não sabemos se os casos não eram tão numerosos ou se simplesmente este assunto não era tão pesquisado ou popular. E, dentro os casos de depressão e abandono da vida acadêmica, a escrita se põe como uma das principais causas.
 
Será que é tão difícil escrever? É tarefa quase impossível pôr para fora o que lemos, entendemos, pesquisamos e conhecemos? Por que existem bloqueios de escrita? O que faz o acadêmico ter tanto medo na hora de pôr no papel o que ele, presumidamente, já sabe?
 
Essas questões aterrorizam acadêmicos em diversas fases de sua vida de produção intelectual. Além destas perguntas, outras surgem quando a escrita finalmente “sai”: por que escrevi tão mal?; por que não consigo elaborar frases mais inteligíveis?; será que alguém vai entender o que fiz?; será que contém algum erro de teoria, metodologia ou de português?
 
Todas estas indagações são paralisantes diante de uma tela de computador ou de um papel. Lidamos com fobias da escrita o tempo todo. Isso causa ansiedade, angústia e leva à depressão. Isso também faz com que não produzamos com qualidade ou com a quantidade necessária ou no tempo necessário dentro de nossos projetos de vida.
 
Diante disto, para ajudar seus estudantes de graduação e pós, além de comunicar essa ajuda ao mundo inteiro, Howard Becker lançou este livro que consiste em capítulos distintos, de tamanho desigual, envolvendo textos inéditos e artigos já publicados que tratam dos grandes dilemas da escrita acadêmica.
 
Não é um livro de técnicas de redação e estilo, ou ainda, um manual de como escrever dissertações e teses. Trata-se de um livro de conselhos deixados por um escritor experiente e reconhecido na Academia, os quais abordam de forma mais íntima nossos problemas mais recorrentes e inquietantes. São conselhos simples, mas profundos; mais existenciais do que técnicos.
 
Recomendo o livro para todos que estão se graduando ou estão na pós, ou ainda já concluíram seu stricto sensu e precisam publicar e escrever continuamente. Não lemos nenhum “truque de escrita”, mas sim dicas interessantes e dilemas reais que passamos todos os dias. Esta obra, além de ajudar o escritor que o lê, ainda levanta problemas interessantes na vida e escrita acadêmica que precisam ser debatidos e superados.
 
Prof. Lucas Gesta – Filigranas de História da Igreja

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here